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sábado, 5 de novembro de 2011

Dica interessante

Depois de observar que alguns produtos anti-ferrugem não são especificamente anti-ferrugem, decidi optar por outros produtos mais, digamos, tradicionais. E, exatamente quando retorno às origens da manutenção, descubro o que havia de mais específico e bom para evitar a ferrugem. Mas, antes da dica propriamente dita, veja como às vezes somos lentos no raciocínio.O que mais provoca a ferrugem num automóvel? A água! Automóveis raramente enferrujam no deserto seco. Qual o veículo que mais se expõe à ferrugem? Os veículos que transitam pela água, claro! Então, o produto que os protege da ferrugem deve ser bom para veículos que estão fora da água, certo? E qual é esse produto? O zarcão naval!

Sim, meu caro leitor, o zarcão naval é o melhor produto que encontrei para proteger a chapa automotiva contra a ferrugem! É mais caro, mas o preço compensa o resultado. 

Então veja como funcionam os produtos para ferrugem (não é uma análise profunda): 
- Os produtos de base alcoólica, como Ferrox e outros do tipo, servem apenas para limpar a ferrugem retirando a oxidação, uma reação de bloqueio digamos assim. Eles não garantem proteção contra ferrugem a partir do momento em que a água atingir a parte 'bloqueada'. Esses produtos são à base de fósforo.
- As tintas e vernizes são elementos porosos depois de secos, que permitem a passagem de água, portanto, não protegem contra a oxidação. Ao contrário, na maioria das vezes facilitam a manutenção da umidade que entra em contato com a chapa, enferrujando-a.
- O fundo isolante wash-primer não serve como proteção contra ferrugem. O aditivo usado nele contém elementos protetores mas não há garantia alguma contra ferrugem devido à baixa quantidade usada.  
- Alguns produtos, como o PCF da Quimatic e assemelhados, realmente protegem a chapa do contato com a umidade, mas depois de abertos duram pouco. Além disso, você precisa saber como usá-los, senão não vai conseguir dar acabamento decente na sua peça. O PCF já foi melhor. Hoje, ainda que aplicado conforme a instrução do fabricante, as peças continuam oxidando com o tempo. Os primeiros eram excelentes! Além de tudo, é caro!
- O zarcão comum também é bom contra ferrugem, mas não tem durabilidade nas situações em que será exigido.
- Produtos oleosos não entram no nosso repertório de anti-ferruginosos para chapas automotivas porque não permitem pintura sobre eles. 
Portanto, o zarcão naval é o melhor. Mas é necessário precaução antes da pintura final.
Limpe bem a chapa a ser pintada, lavando com sabão à base de soda, e preferencialmente. A soda é alcalina e promoverá as cargas negativas da chapa que atrairão a tinta, que tem carga positiva. Deixe secar muito bem ao sol, aplicando ar comprimido nos cantos e emendas de lata para expulsar toda a umidade.
Passe o zarcão conforme a indicação do fabricante. Depois, lixe com lixa finíssima - 400 ou 600 - e aplique fundo isolante adequado. Se você vai pintar o carro com Poliuretano (PU) ou Laca Nitrocelulose (Duco) ou com Acrílico, pergunte ao vendedor qual o fundo isolante adequado. Se vai usar tinta de base Poliéster, o isolante universal serve bem. Se for usar tinta sintética não há necessidade de isolamento. Porém, faça um teste antes em algum lugar escondido para ver se não há reação. Alguns produtos sintéticos reagem ao zarcão naval. 
Mas não esqueça de limpar a chapa metálica muito bem antes de aplicar o zarcão. Se houver sujeira, óleo ou ferrugem sobre a chapa, o zarcão não vai proteger. Ao contrário, será mais um excelente abrigo para a umidade e ferrugem.
Antes de aplicar zarcão naval, passe gasolina sobre a chapa. Para evitar que sua gasolina esteja contaminada com 'aditivos' como solvente de borracha, óleo queimado, álcool em demasia ou mesmo água, adquira o produto em postos de confiança e dê preferência para as gasolinas tipo Premium ou Pódium, para veículos importados. Você pagará mais caro, mas será bem menos do que um produto específico para limpeza, como a nafta, p.ex. Não use gasolina aditivada! 

Bom trabalho!