Como todo caipira que se preze, tínhamos uma vaquinha de leite. Acabara de dar cria e tinha uma bezerra no pé, mas não tínhamos mais espaço para ela. Num belo dia, um vizinho de sítio, nem tão vizinho assim, ficou sabendo que tínhamos uma vaquinha para vender e nos ofereceu um fusca como pagamento. Documentação em ordem, tudo quites, fizemos negócio 'na orelha', como se diz por aqui. Vaca vai, fusca vem. Como já tínhamos outros fuscas em uso, decidimos por fazer uma reforma completa neste, ao qual demos o nome de FuscaWaca... Uma singela homenagem ao velho VolksWagen.
Olhando na foto abaixo você pode pensar "Ah, mas até que está inteirinho!". Bem, até que está bom, mas precisa de alguns reparos de funilaria, principalmente nas partes inferiores, onde o acúmulo de água com terra destruiu a lataria. O restante da lata está bom, com poucos amassados e quase nenhuma ferrugem. Sem falarmos na pintura, que mais parece ter sido feita com vassoura.
Ao comprar seu fusca, mesmo que seja para reparos e pouco uso, atente para as caixas de ar que são as vigas de sustentação do carrinho. Nos fuscas mais antigos, essas caixas traziam ar quente do motor e espalhavam pelo interior do carro através de uma torneirinha que ficava perto do freio de mão.
Ao abrir a porta, observe se essas caixas estão em ordem. Mas observe atentamente embaixo do carro. Ferrugem no assoalho é coisa relativamente simples de resolver com peças novas, mas ferrugem nas caixas de ar, que vão da traseira até a peça chamada Chapéu de Napoleão, geralmente exige reparos mais sérios e... caros. Você verá ao longo deste blog as fotos das peças mais difíceis de consertar. Não há nada impossível, mas pode ser complicado. Se você pretende fazer a reforma sozinho, o custo pode ser um problema menor. Mas se tiver que pagar um funileiro, então, melhor pensar bem antes de fazer negócio. A menos que você troque seu fusca numa vaca, claro.
Ao abrir a porta, observe se essas caixas estão em ordem. Mas observe atentamente embaixo do carro. Ferrugem no assoalho é coisa relativamente simples de resolver com peças novas, mas ferrugem nas caixas de ar, que vão da traseira até a peça chamada Chapéu de Napoleão, geralmente exige reparos mais sérios e... caros. Você verá ao longo deste blog as fotos das peças mais difíceis de consertar. Não há nada impossível, mas pode ser complicado. Se você pretende fazer a reforma sozinho, o custo pode ser um problema menor. Mas se tiver que pagar um funileiro, então, melhor pensar bem antes de fazer negócio. A menos que você troque seu fusca numa vaca, claro.
O chassis deve estar bom também. O chassi deste carro terá que ser refeito, pois está torto no meio, perto da alavanca de freio de mão. Essa etapa será trazida para cá assim que for possível. No momento, estamos trabalhando na funilaria e troca de peças importantes.
O motor do carrinho não está fumaceando, o que já é um bom sinal. O diferencial ronca, mas isso pode ser apenas falta de óleo. As coifas estavam estragadas e não vazava mais óleo do câmbio, o que já conta tudo: não tinha óleo no câmbio. Mas câmbio de fusca é uma peça muito resistente para os fins a que se destina. Se não faltar óleo, dura muito. Ainda vamos chegar lá. Já deu para você ter uma idéia do que pretendemos fazer. Assim, procurando gastar pouco dinheiro, vamos explicar melhor o que fizemos e como fizemos, para que você possa conhecer um pouco da nossa experiência. Pode ser que ajudemos você a fazer o serviço, quem sabe?
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A cobaia! - o bom e velho FuscaWaca... |
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Nosso mascote - Punga Boy Raça: Punga Farejador Rabo de Gancho de Pelo Curto |