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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Remendo de emergência no chicote de uma Chevy

Como todos sabem, mexer no chicote elétrico de qualquer carro é uma dor de cabeça. Qualquer fio ligado erradamente tem como consequência uma boa dor de cabeça: ligar o pisca acende a luz de ré; engatar ré acende a luz de freio, enfim, coisas assim. Deve-se evitar mexer no chicote até que... você resolva consertar a lateral do carro com maçarico e o chicote fique totalmente queimado. 
O corte fatídico: chicote elétrico torrado dentro da lateral. Alegria total!

Consegui fazer isso por descuido. Seria simples consertar se fosse possível emendar os fios rapidamente, mas não é bem assim. Uma vez queimado, a parte estragada deve ser removida, o que encurta os fios. Isso pode ser resolvido comprando-se os fios com as mesmas cores originais e emendando-os. Mas, e quando você precisa do carro e só tem fios brancos à mão? Como fazer para emendá-los corretamente na outra ponta sabendo que não dá pra ver a cor dos fios depois de passados pelo monobloco? Só vai dar pra ver os fios brancos... Esse foi o meu caso. Então, como havia pressa, tive que improvisar. 

Na caixa do monobloco, do lado do motorista, há uma passagem para o chicote que passa pela caixa e segue por dentro da carroceria até a traseira. Na lateral da carroceria há uma tampa removível que dá acesso ao chicote. Cortei os fios e amarrei um arame fino na ponta que seria puxada até a cabine da Chevy.
Caixa lateral esquerda, atrás do carpete

Tampa traseira lateral
Depois de puxado para fora, o arame servirá de guia para trazê-lo novamente ao lugar, atrás da tampa acima. Soldar os fios é fácil e emendá-los novamente, também. Mas seria complicado identificar cada fio lá dentro da caixa lateral para soldar corretamente no chicote restante, que vai até a traseira. Além disso, o chicote deve ser enrolado com fita plástica para que os fios fiquem juntos. Eu não tinha fita alguma, só um pedaço pequeno de fita crepe. Fiz o seguinte:

  • depois de cortar a parte ruim, peguei a parte boa do chicote e cortei um pedaço de 5cm de cada fio
  • emendei um pedaço de fio branco nas pontas boas do chicote
  • emendei o pedaço de 5cm de fio colorido na ponta do fio branco
  • enrolei os fios com uma fita de garrafa PET
  • enrolei um pouco de fita crepe para que não desenrolasse sozinho
  • passei o chicote pela passagem lateral até a tampa traseira
  • emendei os fios com solda
Para isolar as soldas entre si e entre elas e a lataria, usei uma mangueira de aquário encaixada no fio. Para que ficassem bem justas nas emendas, fiz a solda um pouco mais grossa. 
Pedaço de mangueira de aquário como isolante
Pedaços cortados dos fios coloridos emendados
nos fios brancos com isolante de mangueira de aquário
Acrescentei 40cm de fios brancos para facilitar a emenda na outra ponta do chicote. Mas agora vem a traquitana improvisativa para enrolar os fios. Não tendo fita para enrolar, usei o que tinha à mão - que pode ser uma solução provisória-definitiva... Peguei uma garrafa PET e cortei uma fita desde a boca até o fundo. 
Cortando garrafa PET
A fita desenrolada deve chegar a uns 2,5m, no mínimo, dependendo da largura do corte. Depois, enrolei um pedaço perto da emenda, na parte boa do chicote e prendi com fita crepe para não desenrolar quando eu estivesse no fim do serviço, coisa que me deixaria ainda mais feliz. 
Prender a ponta da fita PET para não desenrolar depois...
Depois de presa, enrolei a fita em toda a extensão do chicote até encontrar as soldas dos pedaços de fios coloridos, que serão emendados na outra ponta boa do chicote, a que ficou atrás. A enrolação fica um tanto estranha, mas vai-se ajeitando até que fique sem caroços no meio. 
Chicote enrolado com fita PET ainda com os caroços no meio
Depois disso, enrolei os fios no arame fino que já estava na caixa do monobloco (antes de puxar o chicote queimado para fora da caixa, enrolei o arame na ponta dele para que saísse pela caixa quando eu puxasse os fios). Uma vez puxados de volta ao lugar certo, as pontas coloridas ficaram à mostra, facilitando a soldagem nas pontas coloridas do chicote traseiro. 
Do lado direito a ponta do chicote traseiro.
Do lado esquerdo a ponta que veio do chicote dianteiro emendado.
Os fios entram pela caixa lateral traseira da carroceria da Chevy e ficam escondidos ali.
Depois de tudo, não tinha mais mangueira de aquário, então, enrolei cada fio em tiras finas de borracha de câmara de ar de bicicleta, fixadas com cola quente nas pontas. Poderia ter usado apenas cola quente, que isola bem os fios, mas não fica visivelmente bom. No caso da Chevy, os fios são em número de oito. Cada lanterna traseira tem quatro luzes: pisca, lanterna, freio, ré e cada fio tem sua ligação exata. Errando as ligações, nada funciona.
O problema surgiu porque cortei um pedaço de lata que estava começando a enferrujar na lateral da Chevy. O chicote passa pelo lado esquerdo, e como eu esqueci disso, ao cortar a lata para soldar a nova, senti um cheiro estranho, de plástico queimado. Então, observei que havia torrado a fiação elétrica junto. Fiquei imensamente feliz, mas aproveitei o trabalho necessário para postar essa incrível solução aqui.
Caso eu esqueça e aqueça a lata novamente, o PET vai se agarrar aos fios, pois é termo-encolhível (bonito nome, não? Ele se encolhe quando aquecido) e pode me ajudar a evitar outro estrago como esse.
Se tiver que fazer isso em casa e quiser sofisticar o negócio, depois de enrolar a fita PET nos fios, passe um secador de cabelos próximo com ar de médio a quente e ela vai encolher se enrolando com mais força nos fios. Fica uma gambiarra excelente! Se for bem feita, será eterna...

Caixa soldada e pintada com fundo Wash Primer anti-ferrugem.


ATENÇÃO: DESLIGUE OS CABOS DA BATERIA QUANDO FOR MEXER NA FIAÇÃO. 

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