Procure o que deseja no Mercado Livre

Pesquise no Google

domingo, 13 de maio de 2012

Consertando o... Opera

Faz tempo que não posto nada no blog mas espero que esta postagem seja útil a muitos usuários do browser Opera. Considero um excelente navegador, estável, baixo consumo de memória e CPU, o que o faz interessante para máquinas mais velhas, como a minha, um AMD 1.4 que não vaza óleo e tem 512 MB de RAM.

Bem, o que tem o Opera para ser consertado? Muita gente tem reclamado do 'lag', as paradinhas que ocorrem quando se assiste a um vídeo no Youtube, p.ex. Alguns recomendam aumentar a largura de banda, mas isso não resolve. As paradinhas de vídeo continuam do mesmo jeito. Assim, fiz o que se deve fazer quando se tem um problema que ninguém ainda encontrou a solução para compartilhar:  fucei nas configurações para ver se achava alguma coisa que resolvesse ou amenizasse o problema. Então, acho que achei.

Abra o Opera e digite na barra de URL (que é onde você digita os links para navegar na internet) : config:opera
Tecle Enter. Vai se abrir uma página de configuração do programa. Não modifique nada aí caso você não seja conhecedor do assunto. Logo no topo, aparecerá uma barra de pesquisa, do tipo que aparece no Youtube, Google, etc. Digite na barra de pesquisa da página que vai se abrir: multimedia stream size. Desse jeito mesmo.
Logo abaixo, aparecerá o resultado da pesquisa com um número à direita do nome que você digitou.
É bem provável que você encontre o número 1024. Aumente esse número para 2048 (ou seja, multiplique por 2). Sombreie o número com o mouse e digite em cima.

Aperte o botão salvar, logo abaixo. Vai aparecer uma telinha confirmando sua modificação. Clique OK.
Abra nova aba e visite o Youtube ou o site que gosta, escolha um video para assistir e veja se o problema desapareceu. Caso não tenha melhorado, feche o Opera e abra-o novamente.  Pode ser que só por fazer isso a configuração seja estabelecida definitivamente. No Windows tudo é possível...
Eu não precisei fechar e abrir o programa novamente.

Caso o problema desapareça, deixe assim. Caso não desapareça, some 1024 a 2048 e digite na barrinha à direita, onde você acabou de digitar 2048. Salve. Clique OK na telinha. Teste novamente. Caso o problema desapareça, feche a aba de configuração e BINGO! as paradinhas se acabaram-se!

E se não resolver definitivamente nem com 300.200.445.566.000? Veja se agora não é seu antivírus que está filtrando tudo e tomando tempo da CPU. Ou, em último e mais azarados dos casos, veja se não é um vírus mesmo. BOA SORTE!

PS: O Opera é um navegador muito seguro, leve e confiável, difícil de ser enganado, porém, ainda não abre algumas páginas por questões de patentes de mecanismos internos. Assim, tenha sempre um outro navegador para as páginas que você não conseguir abrir com ele. Recomendo o antigo e utilíssimo Flock 2.6.1 com Mozilla inside. O novo Flock com Chrome não ficou muito bom e come uma memória lascada. Para quem tem RAM sobrando, o Chrome e o Firefox também são bons, mas exigem bom processador.

Nenhum comentário: